SIMULADOR DE EFEITO DOPPLER

:: INSTRUÇÕES PARA "BRINCAR" COM O SIMULADOR DE EFEITO DOPPLER

  1. Ligue o som do seu computador.
  2. Clique na seta para direita para colocar a fonte sonora (bolinha vermelha) em movimento para a direita. As ondas começarão a ser produzidas e você vai ver as linhas de onda circulares se formando e se movendo. Note que o movimento da fonte "junta" as linhas de onda de um lado e "afasta" as linhas de onda do outro. É isso que provoca o Efeito Doppler.
  3. Para "medir" o Efeito Doppler, clique sobre o microfone (que aqui representa o observador) e arraste-o para perto da fonte sonora (bolinha vermelha). Cada vez que uma linha de onda atinge o microfone, você ouve o som. E pela sucessão de sons dá para estimar a freqüência da onda medida pelo obsevador. O programa tem por padrão freqüência real da fonte (source frequency) de 2 Hz (2 waves/second). O próprio programa calcula a freqüência aparente (detected frequency) detectada pelo observador, aquela que você ouve através do microfone.
  4. Note que quando a fonte se aproxima do observador (microfone) as linhas de onda estão mais "juntas" e, portanto, a freqüência medida pelo observador é maior. Ao contrário, quando o movimento da fonte em relação ao observador é de afastamento, as linhas de onda estão mais "afastadas" e, portanto, a freqüência medida pelo observador é menor.
  5. Você pode ainda:
    • Mover o cursor vertical alterando o valor da velocidade da fonte.
    • Clicar na seta para esquerda invertendo o sentido do movimento da fonte.
    • "Pausar" e "Recomeçar" a animação usando os outros dois botões circulares.


Clique aqui para fazer download da aula extra sobre Efeito Doppler (pdf zipado)